SOBRE

O COMEÇO

O que hoje chamamos de Instituto Corpo Intenção (ICI) começou, há 35 anos, com o consultório e o trabalho clínico da Denise. Como fisioterapeuta, atendia bebês, crianças, jovens e adultos em busca de solução para atraso no desenvolvimento, dores corporais e desordens posturais.

As atividades foram se desdobrando a partir da parceria entre ela e Angela Santos, destacada fisioterapeuta e o curso livre conduzido por ela chamado “Projeto Convergências”. Denise passa a conduzir grupos de estudos nos quais reunia profissionais fisioterapeutas para compartilhar conhecimento tanto teórico como prático. Esse compartilhamento passa a ser fonte de ativação para o desenvolvimento continuado, o qual fortalece os campos de atuação no mercado de trabalho.

Entre consultório, pesquisa independente e produção de conhecimento, Denise desenvolve o projeto de Educação Somática, em parceria com o Instituto Pão de Açúcar, com 200 crianças. O projeto intitulado Alfabetização Corporal reúne um grupo de 12 profissionais, entre fisioterapeutas e psicólogos, e acontece durante 2 anos, com resultados marcantes que impulsionam a pesquisa e atravessa a clínica fisioterápica ao despertá-la para outros ambientes.

Por volta de 2008, já com a circulação de profissionais heterogêneos, Denise intensifica sua pesquisa independente e o consultório já é palco de discussões e estudos sobre o que, em 2016, é lançado no livro O Método Corpo Intenção. Uma terapia corporal da prática à teoria, publicado pela Summus-SP.

 

INSTITUTO CORPO INTENÇÃO

Atualmente, o ICI opera de diferentes formas. Somos um centro de saúde e educação contemporâneo, que se apoia, em parte, nos conceitos da transdisciplinaridade e no pensamento complexo para fortalecer o acompanhamento de viventes em sua singularidade e imersos numa vida dinâmica; entre o constante e o transitório, com orientações para o manejo da vida que, entendemos, acontece entre tensões permanentes e inconstantes.

O ICI oferece:

  • Encaminhamento clínico para fisioterapia e psicoterapia;

  • Encaminhamento educacional para educadores somático, educadores físico e instrutores de yoga;

  • Encaminhamento de famílias para o Programa A Formação da Criança;

  • Curso livre de formação em Terapia e Educação Alfacorporal para profissionais heterogêneos;

  • Grupos de estudos e Encontros para OutraVisão sobre casos em andamento, com vistas ao fortalecimento de profissionais no mercado de trabalho;

  • Acompanhamento de mestrandos, doutorandos e projetos educacionais que envolvam os conceitos do Método Corpo Intenção e da Técnica de Alfabetização Corporal.