MÉTODO CORPO INTENÇÃO E TÉCNICA DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL

O MÉTODO CORPO INTENÇÃO

Método Corpo Intenção (MCI) favorece o despertar de processos que encaminham um vivente humano para o desenvolvimento. O método propõe desenvolver a capacidade própria de cada um em aprender ao fortalecer condições que favorecem a interação das pessoas nos ambientes de convivência, promovendo mais e melhores conexões entre as pessoas e as fontes de informações.

O uso da palavra ambiente propõe a presença de espaços vivos que são gerados nos encontros, e sua dupla face desencontro, entre pessoas e entre as partes de uma mesma pessoa. Podemos entender ambiente como um espaço-tempo que é constituído pela dinâmica da vida na sua qualidade transitória, em si e fora de si. Ambiente por onde circulam forças que afetam e influenciam os estados que se alternam entre cansaço, tristeza, atenção, alegria, disposição, raiva, etc. E ambiente de convivência é entendido como aquele onde dois ou mais corpos-ambiente interagem de alguma forma: se atritam, se olham, se afastam, se aproximam, se falam...

MCI foi gerado nos ambientes de convivência e se retroalimenta dele.

A TÉCNICA DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL 

A Técnica de Alfabetização Corporal (TAC) oferece um campo de práticas baseado em experimentações complexas e os acontecimentos vivos que se seguem, acomodando diversas práticas corporais aplicadas a partir dos conceitos sistematizados na técnica: Movimento Tátil, Sequência Intencional, Espera Ativa e Deslocamentos. Os conceitos sistematizados na TAC servem de alicerce no qual as práticas diversas vão se apoiar, e, desse modo, podem favorecer a conquista de Corpos Sensíveis, qualidade necessária para a presença de cada um em cena.

Cumpre destacar que ao olhamos um corpo apoiado nas suas ações e as condições próprias que cercam essas ações - mobilidade, gestos, expressões e movimentos - somos capazes de enxergar um sujeito, com suas leis, ali, existindo/acontecendo do jeito que pode, apoiando-se naquela forma. Para o MCI, existe uma distinção entre sujeito e agente da ação e, ambos, devem coexistir com suas verdades distintas no mesmo corpo-ambiente. O sujeito da ação pode manejar a si mesmo ora liberando, ora submetendo o agente da ação. Para o MCI, o agente da ação é aquele que faz a ação e o sujeito da ação é aquele que pessoaliza a ação.

O agente da ação pode ser reconhecido como a parte semelhante; a presença de um corpo com cabeça, órgãos, pele e ações genéricas, aspectos que todos os seres humanos apresentam de modo semelhante. O sujeito da ação, como a parte diferente entre os seres humanos; a singularidade, a subjetividade que cerca o desenvolvimento das pessoas. Assim, por exemplo, de modo geral, as pessoas podem andar; entretanto, cada uma anda de determinado jeito, com as pernas mais e menos fechadas, arrastam mais e menos os pés. Diferenciar o agente como aquele que age sobre si e sobre os ambientes externos, e o sujeito como aquele que personaliza essas ações a partir das suas próprias leis, pode trazer à tona questões que não são percebidas pela pessoa, favorecendo a integração e a conexão do vivente em cena de maneira intra, extra e interpessoal.

A diferenciação pode aproximar a própria pessoa das suas marcas corporais e as várias formas da unidade de um corpo físico, que pode ser: resiliente, densa, esparramada, rígida e esvaziada. Os gestos, expressões e ações de um corpo são marcados pelo seu comportamento, que por sua vez “aprisionam-se” dentro dessas formas. Podemos reconhecer as marcas de um corpo como pistas dos pontos de partida para os campos de práticas que o ambiente de cuidado Alfacorporal vai instalar. Trata-se de pontos de partida para o exercício das condições para o manejo de uma vida vivida entre tensões permanentes e inconstantes, a qual pede gradientes de intensões, pede manejo das intensidades da vida.

Dentro desses campos de prática, a ativação das fases reconhecer, problematizar e operar a forma, favorece suavizar as marcas salientes que desativam a circulação de forças dentro dos ambientes, em si e de convivência. 

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