Curso de formação em

TERAPIA ALFACORPORAL

O MÉTODO CORPO INTENÇÃO e A TÉCNICA DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL

CADASTRE-SE VAGAS LIMITADAS!

INTERESSE:

A formação é destinada aos fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, terapeutas corporais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, pediatras e educadores em geral. Em comum, a relação de trabalho que se destina à cuidar do outro e que exige o cuidar de si. Cuidar de si para contornar uma profissão na qual o desenvolvimento próprio é condição vital para melhor acompanhar as pessoas que apostam em determinada ajuda. A ajuda de um profissional que desafia o conforto do já sabido em nome de acomodar mais modos de vida.

Os conteúdos são diversos e extensos exigindo 336h de estudos e práticas compartilhadas, além de estudos e práticas desenvolvidas individualmente a partir de orientação da Coordenação do Curso. Os alunos devem comprometer-se em participar das Práticas Alfacorporal em grupo em, no mínimo, 30 sessões. Além disso, ativar o próprio desenvolvimento em, no mínimo, 30 sessões de terapia Alfacorporal individual. 

Importante salientar que os saberes antigos terão seu lugar de aplicação garantido na acomodação oferecida pelo alicerce teórico presente no Método Corpo Intenção (MCI). A Técnica de Alfabetização Corporal (TAC) vai oferecer novos recursos e conceitos que vão enriquecer as possibilidades em acessar as pessoas em atendimento. E, finalmente, as reflexões que cercam a condição de Cuidar pode formar um terapeuta/psicoterapeuta/educador corporal, o Terapeuta Alfacorporal.

CONTEÚDO:​

O MCI e introdução das fontes influenciadoras: Coordenação Motora, GDS, Anatomia Emocional e Força Dinâmica;

O MCI e as 4 Fases: reconhecer; problematizar; operar a forma e simultaneidade;

O MCI e a Distinção entre o Agente e o Sujeito em Si;

O MCI os Quatro Corpos Em Um;

Laboratório de Imagens;

A TAC e as condições que favorecem o desenvolvimento humano: existir, experimentar, estimular e ser estimulado, apoiar e ser apoiado, limitar e ser limitado;

A TAC e os Tecidos do Corpo Humano;

A TAC e os Sistemas do Corpo Humano;

A TAC e os Conceitos que estruturam as Práticas e Técnicas Corporais: movimento tátil, sequência intencional, espera ativa e deslocamentos; 

A TAC e as Técnicas Corporais;

A TAC e os Corpos Possíveis;

Investigação de Imagens e a Série Conceitos. Experiência, Metodologia e Execução;

Temas de Preenchimento e Reflexões Constitutivas da Terapia Alfacorporal: autores de interesse, textos e discussões sobre os sentidos que cercam a palavra e a ação de Cuidar/Educar, estudo de casos.​​

MATERIAL:

A Coordenação do Curso de Terapia Alfacorporal oferece um material em forma de Apostilas, do qual o aluno pode retirar dúvidas e seguir aprendendo. O material teórico foi organizado e escrito, especificamente, para este Curso de Formação em Terapia Alfacorporal acompanhando a sequência das aulas. Cada um dos 6 blocos será acompanhado de uma Apostila encadernada contendo o conteúdo estudado em tempo real, além de fichas anexas esquematizadas para as anotações do próprio aluno após as práticas corporais.

As aulas teóricas serão acompanhadas de imagens ilustrativas. Para as atividades corporais serão utilizados materiais diversos: rolo, elástico, bastão, "tatu", bexiga, "espaguete", almofada, "aspirina", tatame, bolinha, rampa, tijolo madeira, banquinho, bola grande, faixa pano, música.

 

Para estimular o compartilhamento serão utilizadas imagens em vídeos desenvolvidas especificamente para acompanhar os Conceitos sistematizados no MCI e TAC. Além de imagens, para aplicação didática e terapêutica, captadas durante os Encontros.

FAÇA SUA MATRÍCULA! As vagas são limitadas.

2020

Minicurso

(Necessário começar a formação pelo minicurso)

INTRODUÇÃO AO MÉTODO CORPO INTENÇÃO

DIAS: 07 e 08/03/2020

HORÁRIO: Entre 09h00 e 17h30

LOCAL: R. Sergipe, 441 - Higienópolis - São Paulo

INVESTIMENTO: R$750,00

 Corpo Intenção Fisioterapia RE-8747-SP

Rua Sergipe, 441, cj.82 - Higienópolis - 01243.001 - São Paulo - SP

metodocorpointencao@gmail.com

Tel.:(11) 3663-5000

©2018 by Corpo Intenção. Proudly created by Paulo Thiago e Natalie Calderini