O MÉTODO CORPO INTENÇÃO

LIVRO

O MÉTODO CORPO INTEÇÃO. Uma terapia corporal da prática à teoria

Flávia Tavares

Terapeuta Alfacorporal e Transmissora de Conhecimento da equipe.

AMBIENTE VIVO E CIRCULAÇÃO DE FORÇAS 

Uma diferenciação importante entre a terapia Alfacorporal e as psicoterapias é o reconhecimento e manejo da circulação de forças como um recurso formativo e criativo. O terapeuta Alfacorporal atua em um ambiente vivo por onde circulam forças, afetando e sendo afetado. Ele aprende a perceber e ver as orientações de forças que ora estabilizam e ora desestabilizam os corpos.
O terapeuta Alfacorporal interage com o paciente acreditando nessas orientações e tenta não interromper a circulação de forças, ao mesmo tempo que pretende favorecer a transmissão dessas forças, de modo organizado, entre terapeuta e paciente, entre partes em si e entre partes do paciente.
O terapeuta Alfacorporal tem saberes que o paciente não tem, e o paciente tem saberes que o terapeuta não tem. Quando são capazes de viver essas forças em campo, paciente e terapeuta poderão direcionar as experiências para formar corpo e amadurecer.

Denise De Castro afirma em seu livro O Método Corpo Intenção - Uma Terapia Corporal da Prática à Teoria: “Confio que vou captar essa presença e me nortear por essas respostas vivas que o sujeito-agente-sujeito expressa no ambiente, estabelecendo um canal de comunicação. Arrisco sair do controle do sabido e dou lugar ao não dito. Acompanho o sujeito e sou afetada por ele, garantindo um campo de transmissão de forças que favorece nossa comunicação.”

APOSTILAS

Desenvolvidas para cada Bloco da Formação

Denise e equipe escrevem as apostilas articulando o MCI e a TAC, de modo único, com vários temas e autores, os quais ela chama de autores de preenchimento. As apostilas são escritas baseadas em pesquisa, coordenação de temas, articulação com as práticas, sistematização de conceitos, favorecendo a compreensão e estudo dos alunos.

Suzana Sato

Terapeuta Alfacorporal e Transmissora de Conhecimento da Equipe.

O CORPO HUMANO É UM PROCESSADOR QUE GERA A SI MESMO
"Nesse corpo processador, o dispositivo que gera a continuidade é a pulsação que estabelece a atividade de inflar e encolher criando 3 paredes: interna, externa e intermediária."


O trecho acima foi retirado da Apostila 3 de Formação em Terapia Alfacorporal e utilizado como disparo para uma aula que tratava um tema comum a qualquer vivente, as questões que cercam os acontecimentos ora determinado, ora aleatório.
Segundo autores articulados no Método Corpo Intenção, nascemos com uma organização constitucional que pode ser associada a determinados comportamentos geradores de ações que formam uma pessoa. Os aspectos herdados coexistem com orientações para conquistas. Esse encontro entre o conhecido (determinado) e desconhecido (aleatório), gera ambientes repletos de forças por onde circulam e germinam novas possibilidades para o desenvolvimento humano.
Desse modo, podemos entender a presença do determinado-aleatório, conhecido-desconhecido, antigo-novo, como um pulso. Pulsação entendida como a ação que o corpo exerce sobre o corpo, processando a si mesmo.

Lançamento

"O MÉTODO CORPO INTENÇÃO. Uma terapia corporal da prática à teoria"

1/12

 Corpo Intenção Fisioterapia RE-8747-SP

Rua Sergipe, 441, cj.82 - Higienópolis - 01243.001 - São Paulo - SP

metodocorpointencao@gmail.com

Tel.:(11) 3663-5000

©2018 by Corpo Intenção. Proudly created by Paulo Thiago e Natalie Calderini