Recent Posts

Archive

Tags

Bem Viver Até o Fim!


Amadurecimento Como Dispositivo Para O Bem Viver

Aprendizagem

Do mesmo modo que te abriste à alegria

abre-te agora ao sofrimento

que é fruto dela

e seu avesso ardente.

Do mesmo modo

que da alegria foste

ao fundo

e te perdeste nela

e te achaste

nessa perda

deixa que a dor se exerça agora

sem mentiras

nem desculpas

e em tua carne vaporize

toda ilusão

que a vida só consome

o que a alimenta.

Ferreira Gullar

Aprender é envolver-se com o desconhecido! O bebê sabe bem disso mesmo sem sabê-lo.

O poeta nos ensina que aprender passa pela dor; morre-se aos poucos. Não uma morte morrida, mas aquela que se abre para a vida, o amadurecimento.

No dicionário de filosofia de Nicola Abbagnano encontramos várias definições e considerações sobre a morte, que apresentamos de modo resumido:

A m. pode ser considerada como 1° como falecimento, fato que ocorre na ordem das coisas naturais; como falecimento, a m. é um fato natural como todos os outros e não tem significado específico para o homem. [...] Sempre que se fala em m. nesse sentido, como fato natural constatável com procedimentos apropriados, entende-se a m. como falecimento. [...] 2º em sua relação específica com a existência humana, a m. pode ser entendida: a) como início de um ciclo de vida; b) como fim de um ciclo de vida; c) como possibilidade existencial. a) a m. é entendida como início de um ciclo de vida por muitas doutrinas que admitem a imortalidade da alma. [...] b) o conceito de m. como fim do ciclo de vida foi expresso de várias formas pelos filósofos. Finalmente, o conceito bíblico de m. como pena do pecado original... (ABBAGNANO, 1998, p. 683-684)

Viver-morrer-viver prossegue, em si e no mundo.


Sofremos e sorrimos ao longo de todas as vidas, própria e daquelas com as quais interagimos de alguma forma, ao mesmo tempo em que vamos nos “alimentando”.


Nesse sentido, a noção de humano que rege o ambiente do terapeuta Alfacorporal é a de que o vivente é incurável. Incurável entendido a partir da verdade de que as emoções – alegria, tristeza, raiva, medo, nojo – emergem e são acompanhadas de estados corporais despertados na vida vivida, que é preenchida de perdas e conquistas, de saberes e não saberes. Desse modo, seguimos vivendo; aprendendo, sofrendo, nos alegrando...


Assim sendo, vivemos diversas orientações corporais que sempre vão nos acompanhar nas experiências de estarmos vivos; estados corporais nem sempre bons e nem sempre ruins de serem vividos. Estados corporais os quais, por vezes, desconhecemos e tememos.


O desafio, nesse sentido, está em seguir vivendo e amadurecendo para, enfim, viver bem até o fim! O amadurecimento propõe conquistas.


Habitar o universo adulto como um adulto não é herança, é conquista!

Pensando nisso, na busca de amadurecimento constante como um dispositivo para o bem viver até o fim, oferecemos um capítulo do livro “O Método Corpo Intenção. Uma terapia corporal da prática à teoria”, para semear um ambiente para o amadurecimento dos leitores do Blog.

O capítulo trata de noções distintas e diversas de como podemos cuidar do corpo. Nesse sentido, o ambiente de cuidado conduzido pelo terapeuta Alfacorporal fundamenta-se nas noções de distinção entre o agente e sujeito da ação e do desdobramento desse conceito na noção dos quatro corpos em um. Os conceitos "dupla agente-sujeito" e "quatro corpos em um" oferecem ferramentas para que o terapeuta possa acompanhar acontecimentos vivos, despertar para a interação e desafiar o estranho em si e no outro.

Inscreva-se para receber o PDF do capítulo “Forma e função” e manter-se informado sobre os cursos e eventos desenvolvidos pela Escola, abrindo-se para o amadurecimento. Nossos encontros são desenvolvidos lançando uma ponte com vistas ao amadurecimento constante.


Estamos às voltas com mais uma proposta de curso, agora em um novo formato para acomodar as pessoas e seus arranjos de vidas singulares. Vamos trabalhar durante um fim de semana, um minicurso de introdução ao MCI.

Participe!

Para ter acesso ao capítulo Forma e Função

do livro O Método Corpo Intenção. Uma terapia corporal da prática à teoria

CLIQUE AQUI

 Corpo Intenção Fisioterapia RE-8747-SP

Rua Sergipe, 441, cj.82 - Higienópolis - 01243.001 - São Paulo - SP

metodocorpointencao@gmail.com

Tel.:(11) 3663-5000

©2018 by Corpo Intenção. Proudly created by Paulo Thiago e Natalie Calderini