A Capacidade Própria em Aprender

O CORPO NA EMPRESA

O MCI é um instrumento para a aprendizagem, que pode acompanhar projetos dedicados ao universo empresarial: executivos e funcionários. A prática proposta pelo método pretende instalar a vitalidade de volta aos corpos. Baseando-nos em ações básicas e suas problematizações podemos promover e garantir vida nos corpos. O MCI e a TAC apostam que é somente a partir da vitalidade própria que cada integrante de um grupo pode seguir interagindo, de fato, com outros corpos, aprendendo e ensinando. O ambiente interno dos indivíduos que atuam nos ambientes de trabalho (pulso, respiração, atividade metabólica, emoção) está esquecido, abandonado na busca de algo que, muitas vezes, não ativa, de fato, o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Determinadas ações não servem como geradoras de vitalidade, de mais vida em si, interferindo negativamente na produção desses corpos nos seus ambientes de convivência, nos seus espaços de trabalho. A proposta de viver experiências concretas despertadas pela TAC e acompanhadas pelo MCI, aciona os sujeitos dos corpos que podem integrar a ação com comprometimento e motivação. Essas condições presentes em um grupo de trabalho podem ser o sonho da liderança e da empresa, fornecendo elementos para os líderes acompanharem e coordenarem um grupo mais participativo e autônomo.

No ambiente empresarial circulam pessoas com suas singularidades, compondo o ambiente com seus ritmos e ações próprias e, simultaneamente, todos precisam assumir compromissos com a unidade da empresa. Compartilhar experiências pode contribuir com essa composição difícil entre as pessoas, que são partes da empresa, e a unidade da empresa, que é composta por vários elementos e pessoas. 

As experiências, tendo o Corpo como protagonista, podem promover o  encontro entre pessoas, semelhantes e diferentes, afirmando o espaço de convivência como fonte de participação e aprendizado.

O projeto O Corpo na Empresa tem a intenção de germinar as pessoas e, desse modo, influenciar as ações de um grupo de pessoas que seguem influenciando outras tantas pessoas. Por isso, uma empresa com seus muitos humanos, convivendo diariamente, é um bom lugar para ativar o desenvolvimento humano para além dos muros da empresa, despertando o ambiente empresarial para um compromisso social.

O Projeto é norteado pelo Método Corpo Intenção e a Técnica de Alfabetização Corporal. Esse é o trabalho desenvolvido por Denise De Castro, pesquisadora das interações entre pessoas, de diversas idades, dentro dos ambientes de convivência. 

O Método Corpo Intenção é um instrumento para a aprendizagem. Não se trata de educação formal ou de aprender um conteúdo específico. A aplicação do método pode fortalecer a capacidade de cada um em aprender favorecendo a conquista de condições que disparam o amadurecimento.

 Corpo Intenção Fisioterapia RE-8747-SP

Rua Sergipe, 441, cj.82 - Higienópolis - 01243.001 - São Paulo - SP

metodocorpointencao@gmail.com

Tel.:(11) 3663-5000

©2018 by Corpo Intenção. Proudly created by Paulo Thiago e Natalie Calderini